Página inicialNossa EmpresaNossos ProdutosNossos ServiçosEntre em ContatoFaça seu cadastro
Busca rápida

Chineses anunciam "netbook mais fino do mundo"

23/09/2009 - 09:50:28

CZC C9 tem apenas “meio centímetro” de espessura.

Por Antonio Blanc

Depois que a Apple chamou a atenção do mundo todo com seu ultrafino MacBook Air, várias empresas tentam superar a fabricante de Cupertino com máquinas mais finas ainda. Desta vez são os chineses da desconhecida Shenzen Zichuang Technology, que alegam que seu novo netbook CZC C9 tem apenas meio centímetro de espessura.

Mas há uma pegadinha: meio centímetro medindo a parte mais fina, a “ponta” da máquina. No miolo, onde realmente importa (já que lá estão o conector do teclado, portas USB, placa de circuito e bateria) ele é bem mais grosso – embora seja, sim, mais fino que um netbook tradicional.

Mas o mais interessante na máquina não é sua espessura, mas sim sua arquitetura. Ao contrário da maioria dos netbooks, que adota processadores Intel, o CZC C9 usa um processador ARM 11 de 1 GHz, com 1 GB de RAM e 8 GB de espaço em disco, monitor LCD de 8.9 polegadas com resolução de 1024 × 600 pixels, webcam e uma bateria com autonomia entre 6 a 8 horas. Tudo isso em uma máquina que pesa apenas 750 gramas.

O CZC C9 roda uma distribuição Linux (não especificada), com um tema “Mac-Like”, provavelmente baseado no lançador AWN (awn-project.org) ou semelhante. O preço, na China, é de cerca de US$ 220.

www.geek.com.br



Ver notícia em seu site de origem.